domingo, 25 de julho de 2010

pão caseiro é mais gostoso

No fim de semana costumo fazer pão caseiro essa receita peguei em um site  receitas japonesas e adaptei á minha realidade.




Pão de forma




250 ml de água

380 gramas de farinha de trigo

1 pitada de sal

2colheres de açúcar

2 colheres de leite em pó desnatado

1 colher de emulsificante

1 colher de fermento biológico seco

2 colheres de manteiga

10 gramas de farinha de gluten

4 gramas de melhorador

Misture a farinha com o gluten, o melhorador e o fermento. coloquei a água, o sal, o açúcar, o leite em pó e a manteiga primeiro e a mistura de farinha por cima. Sovar bem a massa. Pode ser feito em uma batedeira com o gancho ou à mão. O importante é que seja sovada até atingir o ponto de véu: pegando-se uma pequena porção de massa, ela estica até ficar quase ficar transparente, sem rasgar.

Deixe descansar, coberto por um filme plástico, até dobrar de volume. Abaixe a massa com o punho fechado, retire o excesso de ar e deixe fermentar uma segunda vez.

Depois de fermentada, retire o ar com o punho para eliminar as bolhas de ar na massa. Assim, as bolhas do pão serão bem menores e mais regulares. Coloque em uma forma de pão, untada. Eu usei a forma de pão grande.

Deixe crescer até quase atingir a borda da forma. Tampe e leve ao forno bem quente. Depois de 15 minutos, abaixe e termine de assar. Retire da forma e deixe esfriar sobre uma grade.

Se a família é grande faça duas receitas porque dá mais ou menos o tamanho do pão de forma comprado pronto.